sexta-feira, 20 de maio de 2011

Documentário e radioconto sobre cultura cigana em MT serão lançados em Cuiabá na terça (24)


No próximo dia 24 de maio (terça-feira) comemora-se no Brasil o Dia Nacional dos Ciganos, pelo oitavo ano consecutivo, desde que foi decretado em 2004 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E para comemorar a data, serão lançados em Cuiabá dois produtos culturais baseados num grupo desta etnia que vive e circula em Mato Grosso há mais de 50 anos. Trata-se do vídeo documentário “E Kalon – Olhares Ciganos” (35 minutos) e o radioconto “Contos Ciganos - A Roda de Fogo e o Desafio da Princesa” (15 minutos).
Ambos foram idealizados pela cigana kalin e professora da rede estadual de ensino, Irandi Rodrigues Silva e o seu filho, o jornalista cigano Aluízio de Azevedo Silva Júnior. O vídeo tem patrocínio do Fundo Estadual de Cultura de Mato Grosso (FEC-MT) e o radioconto foi vencedor do edital Nossa Onda, do Ministério da Cultura (Minc).
O evento de lançamento ocorre às 20h, no Pavilhão das Artes (Palácio da Instrução), Centro de Cuiabá. Com entrada gratuita, faz parte da programação do aniversário de 263 anos de Mato Grosso (09 de maio), que perfaz todo o mês de maio e visa mostrar as várias faces e grupos étnicos que formam a cultura do Estado.
Por meio de olhares e narrativas de um grupo formado por pessoas que se auto-denominam ciganos, o material audiovisual levará quem for conferir a exibição à viajar por um universo diferente, mas contemporâneo, onde identidades culturais se cruzam nos dias de hoje.  Mistérios desta etnia milenar são tocados nos relatos dos Kalon e emergem no vídeo de forma que desvela mitos e pré-conceitos da população em geral quanto aos ciganos.
Três comunidades ciganas que vivem nas cidades de Rondonópolis, Tangará da Serra e Cuiabá foram enfocadas no trabalho audiovisual. De acordo com Irandi, que é proponente do projeto e professora da Escola Estadual Bento Muniz (Tangará da Serra), há aproximadamente 80 anos o grupo de sua família circula e reside em várias cidades de Mato Grosso.
“É muito gratificante mostrar um pouco das nossas raízes. Esperamos que o vídeo e o radioconto ajudem a conservar e registrar memórias e narrativas, desmistificar preconceitos, estereótipos e até mesmo sirva como uma obra pedagógica”, observou a produtora, ao lembrar que já fechou parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT).
“Em reunião que estivemos com a Secretária de Educação, Rosaneide Sandes de Almeida, ela afirmou ser de suma importância o material e disse que a Seduc vai reproduzir três mil cópias e distribuir para todas as escolas estaduais de MT. E além do vídeo e do radioconto conterá ainda um encarte explicativo sobre a cultura, de como as escolas procederem no tocante à cultura cigana, de forma didática e pedagógica”, informou Irandi.

A apresentação do documentário é uma parceria entre a produtora Latitude Audiovisual e a produtora independente, Camaleão, Arte e Cultura. Odenyr Silva Filho e Duflair M. Barradas dividem a fotografia do documentário, a edição é de Gisela Luiza Magri e Aluízio de Azevedo Silva Júnior.
Radioconto
No mesmo dia será lançado o radioconto Contos ciganos - A roda de fogo e o desafio da princesa”, uma adaptação de um conto popular livremente inspirado nas narrativas ciganas.
O trabalho é vencedor do concurso Nossa Onda, do Ministério da Cultura (Minc), projeto que faz parte do Programa Mais Cultura e apoiou a produção de obras radiofônicas inéditas nos gêneros radiodocumentário e radioconto sobre o tema diversidade cultural.
Roteirizado por Aluízio de Azevedo Silva Júnior, tem direção e sonografia de Yuri Copcack e produção executiva de Duflair Barradas.
Agora, o produto será veiculado na rede de distribuição do Ministério da Cultura, que é composta por rádios educativas e comunitárias. Graças a uma parceria com associação brasileira de radiodifusão comunitária e a Sociedade amigos da cinemateca.

Serviço
O que: Lançamento do documentário “É Kalon – Olhares Ciganos” e do rádioconto “Contos Ciganos - A Roda de fogo e o desafio da princesa”
Quando: terça-feira – 24 de maio – dia nacional dos ciganos
Onde: Pavilhão das Artes – Palácio da Instrução – N 151, Centro de Cuiabá
Horário: 20h


Nenhum comentário:

Postar um comentário