sexta-feira, 20 de maio de 2011

Documentário e radioconto sobre cultura cigana em MT serão lançados em Cuiabá na terça (24)


No próximo dia 24 de maio (terça-feira) comemora-se no Brasil o Dia Nacional dos Ciganos, pelo oitavo ano consecutivo, desde que foi decretado em 2004 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E para comemorar a data, serão lançados em Cuiabá dois produtos culturais baseados num grupo desta etnia que vive e circula em Mato Grosso há mais de 50 anos. Trata-se do vídeo documentário “E Kalon – Olhares Ciganos” (35 minutos) e o radioconto “Contos Ciganos - A Roda de Fogo e o Desafio da Princesa” (15 minutos).
Ambos foram idealizados pela cigana kalin e professora da rede estadual de ensino, Irandi Rodrigues Silva e o seu filho, o jornalista cigano Aluízio de Azevedo Silva Júnior. O vídeo tem patrocínio do Fundo Estadual de Cultura de Mato Grosso (FEC-MT) e o radioconto foi vencedor do edital Nossa Onda, do Ministério da Cultura (Minc).
O evento de lançamento ocorre às 20h, no Pavilhão das Artes (Palácio da Instrução), Centro de Cuiabá. Com entrada gratuita, faz parte da programação do aniversário de 263 anos de Mato Grosso (09 de maio), que perfaz todo o mês de maio e visa mostrar as várias faces e grupos étnicos que formam a cultura do Estado.
Por meio de olhares e narrativas de um grupo formado por pessoas que se auto-denominam ciganos, o material audiovisual levará quem for conferir a exibição à viajar por um universo diferente, mas contemporâneo, onde identidades culturais se cruzam nos dias de hoje.  Mistérios desta etnia milenar são tocados nos relatos dos Kalon e emergem no vídeo de forma que desvela mitos e pré-conceitos da população em geral quanto aos ciganos.
Três comunidades ciganas que vivem nas cidades de Rondonópolis, Tangará da Serra e Cuiabá foram enfocadas no trabalho audiovisual. De acordo com Irandi, que é proponente do projeto e professora da Escola Estadual Bento Muniz (Tangará da Serra), há aproximadamente 80 anos o grupo de sua família circula e reside em várias cidades de Mato Grosso.
“É muito gratificante mostrar um pouco das nossas raízes. Esperamos que o vídeo e o radioconto ajudem a conservar e registrar memórias e narrativas, desmistificar preconceitos, estereótipos e até mesmo sirva como uma obra pedagógica”, observou a produtora, ao lembrar que já fechou parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT).
“Em reunião que estivemos com a Secretária de Educação, Rosaneide Sandes de Almeida, ela afirmou ser de suma importância o material e disse que a Seduc vai reproduzir três mil cópias e distribuir para todas as escolas estaduais de MT. E além do vídeo e do radioconto conterá ainda um encarte explicativo sobre a cultura, de como as escolas procederem no tocante à cultura cigana, de forma didática e pedagógica”, informou Irandi.

A apresentação do documentário é uma parceria entre a produtora Latitude Audiovisual e a produtora independente, Camaleão, Arte e Cultura. Odenyr Silva Filho e Duflair M. Barradas dividem a fotografia do documentário, a edição é de Gisela Luiza Magri e Aluízio de Azevedo Silva Júnior.
Radioconto
No mesmo dia será lançado o radioconto Contos ciganos - A roda de fogo e o desafio da princesa”, uma adaptação de um conto popular livremente inspirado nas narrativas ciganas.
O trabalho é vencedor do concurso Nossa Onda, do Ministério da Cultura (Minc), projeto que faz parte do Programa Mais Cultura e apoiou a produção de obras radiofônicas inéditas nos gêneros radiodocumentário e radioconto sobre o tema diversidade cultural.
Roteirizado por Aluízio de Azevedo Silva Júnior, tem direção e sonografia de Yuri Copcack e produção executiva de Duflair Barradas.
Agora, o produto será veiculado na rede de distribuição do Ministério da Cultura, que é composta por rádios educativas e comunitárias. Graças a uma parceria com associação brasileira de radiodifusão comunitária e a Sociedade amigos da cinemateca.

Serviço
O que: Lançamento do documentário “É Kalon – Olhares Ciganos” e do rádioconto “Contos Ciganos - A Roda de fogo e o desafio da princesa”
Quando: terça-feira – 24 de maio – dia nacional dos ciganos
Onde: Pavilhão das Artes – Palácio da Instrução – N 151, Centro de Cuiabá
Horário: 20h


terça-feira, 3 de maio de 2011

Vídeo É Kalon - olhares ciganos: lançamento dia 24 de maio no Pavilhão das Artes

Caros amigos
Escrevendo para compartilhar que O lançamento do vídeo documentário “É Kalon – Olhares Ciganos” (trabalho que atuei como roteirista e diretor) entrou na programação do mês de aniversário de Mato Grosso (maio).

Será realizado no próximo dia 24 de maio (terça-feira), às 20h, no Pavilhão das Artes, antigo Palácio da Instrução.

De ante-mão convido a todos para assistirem ao documentário, que foi realizado por mim e toda nossa família em 2010 e finalizado em 2011, graças ao patrocínio do Fundo Estadual de Cultura de Mato Grosso.
A data (24 de maio) foi escolhida por ser o dia nacional dos ciganos, estabelecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de decreto em 2006.

Anotem na agenda:
Evento:
Lançamento do vídeo “É Kalon – olhares ciganos”
Data: 24 de maio de 2011
Horário: 20h
Local: Pavilhão das Artes, Palácio da Instrução, Centro de Cuiabá, ao lado da Igreja Matriz.

Vídeo Documentário “É Kalon – Olhares Ciganos”
Sinopse
A saga dos ciganos, considerados um das nações mais exóticas do mundo, devido ao misterioso universo cultural, é tocada nesta obra o ao mostrar a vida e o cotidiano de um grupo Kalon, formado por cerca de 200 pessoas, que vivem e percorrem o Estado de Mato Grosso há mais de 80 anos. Fé, valores, conhecimentos e maneira de viver são os fios condutores do vídeo, aspectos enfocados pelos próprios membros do grupo. O objetivo foi mostrar como enxergam as passagens da vida em seus rituais, além de contos e mitos, mesclando-os com as interpretações e vivências da vida cotidiana atual, que se faz mestiça.

Ficha Técnica
Apresentação:
Latitude Audiovisual e Camaleão Arte & Cultura
Direção, Roteiro e pesquisa: Aluízio de Azevedo Silva Júnior
Produção Executiva e proponente do projeto: Irandi Rodrigues Silva
Produção: Aluízio de Azevedo Silva
Direção de Arte: Duflair M. Barradas
Imagens: Duflair M. Barradas e Odenir
Consultoria de Arte e edição: Glória Albuês e Cícero Garcia
Edição e Montagem: Gisela M. Barradas e Aluízio de Azevedo Silva Júnior
Auxiliar de Edição e montagem: Deivs Azevedo
Trilha Sonora: Habel dy Anjos e Thereza Helena
Elaboradora de projeto: Zilda Barradas
Arte gráfica: Barradas Comunicação & Arte
Patrocínio: Governo de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Fundo Estadual de Cultura (FEC)
Narração: Yuri Copcack
Assessoria de Imprensa: Sandra Costa
 Apoios: Viola de Cocho Produções, Pesqueiro Piracema, Jornal Diário da Serra, Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, Deputado Estadual Percival Muniz, Instituto Cultural América (Inca), Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tangará da Serra, Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Jornal Diário da Serra.

Confiram também as outras atividades da programação do mÊs de Mato Grosso na íntegra no seguinte endereço eletrônico: http://fragmentosfractais.blogspot.com/2011/05/secretaria-de-cultura-programacao-para.html

Aluízio de Azevedo
Jornalista, mestre em Educação e mitologia Cigana e especialista em cinema.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Relatos do lançamento em Tangará da Serra

Gente foi muito emocionante o lançamento do documentário em Tangará (ocorrido em 18 de abril - segunda feira).

Por vários motivos.

Foi a primeira vez que apresentei o trabalho ao público. E que público, passou de 150 pessoas.

Fiquei bastante nervoso!

Os equipamentos do Centro Cultural da cidade não são bons. Muito velhos. O técnico foi passar os equipamentos a tarde comigo, porém, não voltou à noite. Não havia um representante da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Mas tirando o stress dos aparelhos eletrônicos, tudo correu bem. Convidamos todas as escolas estaduais do município. Eu e meu pai levamos pessoalmente convites.

Muitos alunos participaram, especialmente da Escola Estadual Manoel Marinheiro, a quem agradecemos de público.

Duas TVs locais cobriram o evento: a TV Centro América e a TV Record. Saiu nos jornais Diário da Serra e Diário de Cuiabá, além de sites de notícias.

Acredito que no geral serviu como um grande ensaio para o lançamento em Cuiabá, que ocorrerá no dia 24 de Maio.

24 de maio é o dia nacional dos ciganos, decretado pelo ex-presidente Lula desde 2006. Estamos lutando para que seja no Cine Teatro Cuiabá.

E viabilizando uma parceria para com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) para entregar cópias do vídeo para todas as escolas estaduais.

Também lançamos o radioconto "Contos ciganos: A roda de fogo e o desafio da princesa". Este trabalho foi premiado num edital do Ministério da Cultura (Minc).

Muito obrigado por tudo meu Deus!

Aluízio de Azevedo
Paz e luz!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Documentário e radioconto sobre cultura cigana em MT serão lançados em Tangará


Mistérios da etnia cigana, uma cultura milenar, emergem no vídeo documentário “É Kalon – Olhares Ciganos”, que será lançado nesta segunda-feira (18.04), às 19h30, no anfiteatro do Centro Cultural de Tangará da Serra.
Por meio de olhares e narrativas de um grupo formado por pessoas que se auto-denominam ciganos Kalon, o material audiovisual levará quem for conferir a exibição à viajar por um universo diferente, mas contemporâneo, onde identidades culturais se cruzam nos dias de hoje.
Produzida pela cigana Irandi Rodrigues Silva, o vídeo tem patrocínio do Fundo Estadual de Cultura (FEC) e é dirigido pelo cigano e jornalista Aluízio de Azevedo Silva Júnior, que assina ainda roteiro.
De acordo com Irandi, que é proponente do projeto e professora da Escola Estadual Bento Muniz, há aproximadamente 80 anos o grupo de sua família circula e reside em várias cidades de Mato Grosso.
Além da comunidade cigana em Tangará, também participaram da obra comunidades de Rondonópolis e Cuiabá. Estão previstos lançamentos nas duas cidades. Na Capital será 24 de maio, dia nacional dos ciganos desde 2006. Já em Rondonópolis, a data ainda será definida.
“É muito gratificante mostrar um pouco das nossas raízes. Esperamos que o vídeo e o radioconto ajudem a conservar e registrar memórias e narrativas, desmistificar preconceitos, estereótipos e até mesmo sirva como uma obra pedagógica”, observou a produtora, ao lembrar que pretende distribuir o vídeo para escolas de todo o Estado.
A apresentação do documentário é uma parceria entre a produtora Latitude Audiovisual e a produtora independente, Camaleão, Arte e Cultura. Odenyr Silva Filho e Duflair M. Barradas dividem a fotografia do documentário, a edição é de Gisela Luiza Magri e Aluízio de Azevedo Silva Júnior.
Radioconto
No mesmo dia será lançado o radioconto Contos ciganos - A roda de fogo e o desafio da princesa”, uma adaptação de um conto popular livremente inspirado nas narrativas ciganas.
O trabalho é vencedor do concurso Nossa Onda, do Ministério da Cultura (Minc), projeto que faz parte do Programa Mais Cultura e apoiou a produção de obras radiofônicas inéditas nos gêneros radiodocumentário e radioconto sobre o tema diversidade cultural.
Roteirizado por Aluízio de Azevedo Silva Júnior, o trabalho tem direção e sonografia de Yuri Copcack e produção executiva de Duflair Barradas.
Agora, o produto será veiculado na rede de distribuição do Ministério da Cultura, que é composta por rádios educativas e comunitárias. Graças a uma parceria com associação brasileira de radiodifusão comunitária e a Sociedade amigos da cinemateca.



Saiba mais

Vídeo Documentário “É Kalon – Olhares Ciganos”

Ficha Técnica

Apresentação: Fundo Estadual de Cultura de Mato Grosso, Latitude Audiovisual e Camaleão Arte & Cultura
Direção, Roteiro e pesquisa: Aluízio de Azevedo Silva Júnior
Produção Executiva e proponente do projeto: Irandi Rodrigues Silva
Produção: Aluízio de Azevedo Silva
Direção de Arte: Duflair M. Barradas
Direção de Fotografia: Duflair M. Barradas e Odenir
Consultoria de Arte e edição: Glória Albuês e Cícero Garcia
Edição e Montagem: Gisela M. Barradas e Aluízio de Azevedo Silva Júnior
Auxiliar de Edição e montagem: Deivs Azevedo
Trilha Sonora: Habel dy Anjos e Thereza Helena
Elaboradora de projeto: Zilda Barradas
Arte gráfica: Barradas Comunicação & Arte
Patrocínio: Governo de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Fundo Estadual de Cultura (FEC)
Narração: Yuri Copcack
Assessoria de Imprensa: Sandra Costa

Apoios: Viola de Cocho Produções, Pesqueiro Piracema, Jornal Diário da Serra, Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, Deputado Estadual Percival Muniz, Instituto Cultural América (Inca), Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tangará da Serra, Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Jornal Diário da Serra.


Ficha Técnica Radioconto
Apresentação:
Ministério da Cultura (Minc)
Secretaria do Audiovisual
Secretaria
Programa Mais Cultura
Série nossa onda.
Produção executiva: Duflair M. Barradas
Roteiro: Aluízio de Azevedo Silva Júnior
Direção e edição: Yuri kopcack
Personagens nas vozes de: Karina Figueiredo, Mauricio Ricardo, Tereza Helena, neto gabiru e Lui Lobo.
Trilha original: Habel dy Anjos
Produção: Latitude Audiovisual
Realização: Camaleão Arte e Cultura

Camaleão Arte e Cultura



Estamos alçando vôos na tentativa de reunir criações artísticas e culturais.

Audiovisual, radiocontos, poemas, pinturas, literatura, espiritualidade por meio da sensibilidade.

Sem fronteiras, arte mestiça e cabocla, que prima pela liberdade.